domingo, 9 de março de 2008

Narração - Texto teatral

Narração

É o relato de fatos e acontecimentos que ocorrem a determinado (s) personagem (ns). Podemos narrar um fato (real ou imaginário) de diferentes maneiras: usando palavras (por exemplo, num conto, numa piada, num poema, numa notícia, numa letra de música) ou não (por exemplo, nos quadrinhos, nas charges, num filme mudo).
Os principais elementos da narração são:
* O narrador: quem conta a história;
* Os personagens: os que vivem os acontecimentos da história;
* O tempo: quando a história acontece;
* O espaço: em que lugar a história acontece;
* As ações: o que fazem os personagens.
Nas narrações, o personagem costuma agir com o objetivo de realizar um desejo. Durante sua ação, ele pode encontrar forças que o auxiliam e/ou forças que o atrapalham. Se ele consegue realizar seu desejo, o desfecho (final) da história pode ser considerado como desfecho de sucesso. Porém, quando o personagem não realiza seu desejo, o desfecho é de fracasso.
Quando a história é contada por um de seus personagens, dizemos que o narrador é de 1ª pessoa ou narrador-personagem. Quando o narrador não participa da história, é chamado de narrador de 3ª pessoa ou narrador-observador.


Texto teatral

O texto é formado por diálogos, não havendo um narrador igual ao dos textos narrativos ou informativos.
Os textos entre parênteses são chamados de rubricas e servem para indicar como deverá ser feita a encenação.
Muitas peças são divididas em atos, que funcionam como se fossem capítulos de um romance. Os atos, por sua vez, podem ser divididos em cenas.

Nenhum comentário: