sábado, 8 de março de 2008

O nascimento da noite

Assim falou o pajé Itamotinga:
- Bom, Curumim, todas as coisas têm sua história. Mas houve um tempo no princípio dos tempos em que não existiam todas as coisas, nem o mundo existia.
Coaraci brilhava o tempo todo e ninguém dormia, pois era sempre dia. Bicho também não existia. Pedra falava, árvore falava e até rio falava.
Bom. Nesse tempo, a filha da Cobra Grande, uma cunhã bonita, casou com um guerreiro valente. O moço tinha três índios que serviam a ele o tempo todo.
Bom. O guerreiro tinha sono, disse para a cunhã dormir com ele. A cunhã falou que só podia dormir com a chegada da noite. E que o pai dela tinha a noite guardada. E que mandasse buscar na casa dele.
Daí, o guerreiro chamou os três índios. Disse para pegar a canoa e ir na casa da Cobra Grande.
Eles foram. Canoa no rio, deslizando. Canoa parando. Índios jogando pedrinhas dentro do rio, no lugar marcado, onde morava a Cobra Grande. Cobra Grande aparecendo com coco tucumã na mão. Cobra Grande recomendando cuidado com o coco. Coco é muito perigoso!
O coco estava fechado com resina de árvore. Eles não podiam abrir o coco. Índios voltando na canoa. Coco fazendo barulhinho. Índios muito curiosos, querendo fazer buraquinho para espiar. Índios fazendo fogueirinha na canoa. Coco perto da fogueira. Resina derretendo. A noite fugindo do coco e o mundo todo ficando preto.
Bom. A cunhã dormiu com o guerreiro dentro da noite. A noite tinha magia, foi virando todas as coisas em bichos. Pedra do rio virando peixe. Árvore virando paca, tatu. Galhos virando tuim, bem-te-vi, arara...
Bom. Daí a nove luas, nasceu o filho da cunhã com o guerreiro.
E o tempo do mundo ficou dividido em dois: dia e noite.
Coaraci brilha no claro. Jaci brilha no escuro.
(Nana Nenê, Sonia Robatto, Editora Globo, 1993.)

Leitura e Interpretação
1. Qual é o título da história?
2. Qual é a autora da história?
3. Quem são as personagens da história?
4. Por que a cunhã não conseguia dormir?
5. O que havia dentro do coco da Cobra Grande?

Gramática e Ortografia
1. Retire do texto “O nascimento da noite.”:
a. Três verbos de ação:
b. Três verbos de estado:


2. Relacione corretamente:
(a) Discurso Indireto ( ) Quando a fala da personagem é contada pelo narrador.
(b) Discurso Direto ( ) Quando a própria personagem conta sua história.

3. O pretérito é o tempo verbal que é utilizado quando os fatos contados já aconteceram. Escreva três frases com os verbos abaixo no tempo pretérito:

a. cantar:
b. comer:
c. sumir:

4. O presente é o tempo verbal que é utilizado quando os fatos contados estão acontecendo nesse exato momento. Escreva três frases com os verbos abaixo no tempo presente:

a. dançar:
b. beber:
c. dormir:

5. O futuro é o tempo verbal que é utilizado quando os fatos contados ainda não aconteceram. Escreva três frases com os verbos abaixo no tempo futuro:

a. escudar:
b. morrer:
c. dividir:

Nenhum comentário: