sábado, 8 de março de 2008

Um poquinho de Português

Biografia de um sapato velho
Os técnicos da fábrica acabaram descobrindo o que queriam há anos. Descobriram um tênis muito bom, com sola reforçada de náilon,bem incrementado e com almofadas por dentro. Depois de feito, o tênis foi para uma loja no Shopping Center.
Meu único problema era que eu era muito caro: 62 mil. Naquela caixa fiquei pensando quanto tempo teria de ficar ali, preso como um ladrão.
Passavam várias pessoas, a maioria delas gostava de mim, mas vendo o preço logo desistia.
Até que um dia minha caixa foi aberta e eu vi Joaquim Cruz na minha frente. Gostou de mim e perguntou qual era o preço. Fiquei pensando: pronto já não vai mais me comprar.
Mas a surpresa:
- Tudo bem, o tênis que eu costumava comprar era bem mais caro.
E eu fui comprado. Logo fui posto no guarda-sapatos e lá fiquei muito tempo e comecei a pensar: nem adiantou ele me comprar,ele não me usa.
Mas no meio do pensamento fui posto em uma mala. Quando cheguei ao destino já estava meio sufocado. Quando me tiraram da mala fiquei muito feliz e fui posto em um pé. Logo entrei num carro. Quando o carro estacionou, eu vi um grande estádio. Quando ele entrou no estádio muitas pessoas estavam lá.
Pisei num chão de terra e meu dono fez uma postura estranha.
Quando escutei o tiro de largada é que percebi que estava em uma corrida. A corrida toda fiquei em segundo: só no fim fiquei em primeiro e venci.
De repente vi que estava subindo em um pódio e vi meu dono recebendo uma medalha de ouro das Olimpíadas. Fiquei muito orgulhoso de ter sido tênis de um campeão olímpico.
Com o tempo, fui usado em várias corridas, acabei ficando velho e indo para o lixo.
Tiago Trajan, 8 anos
Compreensão do texto:
Responda as questões:
1. Quantos parágrafos tem o texto?
2. Em que pessoa está escrito o texto que acabou de ler?
3. Por que ninguém comprava o tênis?
4. Quando o tênis se sentiu orgulhoso? Por quê?
5. Retire do texto:
a. três verbos:
b. três adjetivos:

Gramática e Ortografia
1. Transforme os substantivos em adjetivos:
a. bondade: ______________________ c. mole: ________________________
b. belo: __________________________ d. vaidade: ______________________

2. Explique porque as palavras português – chinês – camponês terminam com ês:
3. Dê o significado das palavras a seguir e escreva uma frase para cada uma delas:
Sexta:
Cassar:

4. Complete as palavras com ç – ss – s – sc – c :
dire ____ ão po ____ ível apre ____ ado pa ____ ivo
impre ____ ionar corre ____ ão elei ____ ão anoite____er
de ____er compreen ____ ao

5. Complete as frases com os verbos de acordo com o tempo indicado entre parênteses:
a. No final de semana eles ______________ um cartão de Natal. (escrever – futuro)
b. Durante a aula eles _______________ um texto sobre a Amazônia. (ler – passado)
c. Laura e Valéria __________________ de Santos amanhã. (sair – futuro)
d. Eles ______________ um durex na mesa. (encontrar – passado)

6. Agora, descubra o tempo verbal e complete as frases com o verbo entre parênteses:
Paulo ______________ hoje a tarde. (chegar)
Francisco ____________ ontem. (chegar)
O pai _____________ a mãe. (amar)
Os artistas _____________ no baile no próximo fim de semana. (cantar)

7. Passe para o plural:
a. Eu estava comendo uma maçã.
b. A jovem estava temerosa com aquela aparição.
c. O cidadão pagou o imposto.
d. O burguês teve uma longa conversa.

8. Passe para o singular:
Fomos ao parque ontem.
As meninas tiveram dificuldades em resolver os problemas de matemática.
As provas estão muito fáceis.
Aqueles foram os dias mais felizes da minha vida.

Nenhum comentário: